APROFIR conhece de perto case de sucesso de irrigação no estado do Nebraska (EUA)

A Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR) realizou uma missão para realizar uma série de visitas técnicas ao estado de Nebraska (EUA). O presidente da APROFIR, Otávio Palmeira, seu diretor financeiro Hugo Garcia e o diretor executivo Afrânio Migliari, conheceram de perto o projeto de irrigação implantado na região, bem como, a  governança implementada e que é referência mundial

Durante a estada no Nebraska, a missão visitou o Departamento de Agricultura e Recursos Naturais da Universidade do Nebraska, o Parque Tecnológico e representantes locais das indústrias de pivô, e finalizaram o tour conhecendo empresas de irrigação e os distritos que realizam a gestão desse processo.

Para o presidente da APROFIR Otávio Palmeira, a oportunidade de conhecer in loco toda a cadeia produtiva, e setores envolvidos na condução de um projeto de irrigação desta magnitude é muito enriquecedor e alguns pontos chamaram a atenção do dirigente da APROFIR. “O modelo de gerenciamento feito por eles é algo que podemos adotar para o Mato Grosso, além da participação da área de pesquisa com o estudo das águas subterrâneas que precisamos realizar. Para a seguir implantar o referido gerenciamento, então o primeiro passo é este levantamento das águas, o que no geral é um trabalho de médio a longo prazo”, explicou.

Segundo o diretor executivo Afrânio Migliari, o Nebraska é o estado americano com a maior área irrigada. Sendo que 85% destes 3,5 milhões de hectares são irrigados por meio do aquífero Ogallala, ultrapassando mais de 100 mil poços, o que para Afrânio garante uma expertise muito grande para toda a cadeia de irrigantes da região.  “Um dos maiores aprendizados é a possibilidade de ter um monitoramento de águas, sendo realizado pelo setor privado em parceria com o setor público. E que a utilização ordenada dos aquíferos, permitirá a utilização dessas águas para irrigação e demais usos das águas”, destacou.

Além dos dirigentes da APROFIR, a delegação foi por treis Secretários de Estado e Presidente da Empresa Estatal com respectivas equipes técnicas, sendo eles: o Secretário de Estado da SEDEC- Secretaria de  Desenvolvimento Econômico, Dr. César Miranda, o Secretário de Estado da SECITECI-Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação, Dr. Maurício Munhoz, a Secretária de Estado da SEMA-Secretaria do Meio Ambiente, Dra. Mauren Lazaretti, além do Presidente da MT-PAR, Dr. Wener Santos, dando assim, mostras do comprometimento do atual Governo  do Mato Grosso, para com a “causa”, demandada pela Aprofir.

A missão Mato Grosso ao Nebraska-EUA, contou ainda com representante do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Universidade Federal de Viçosa/UFV, através de seu Reitor e Professores.

O Estado do Nebraska, também se destaca na produção agropecuária, ocupando o 3º e o 5º lugar na produção de milho e soja nos Estados Unidos, contribuindo com, respectivamente, 12,2% e 7,2% da área total, conforme dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Além de ser o maior produtor de carne bovina no país (16%) e o 2º maior produtor de etanol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *