A Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR-MT), participou nesta quarta-feira (01), em Cuiabá de uma apresentação sobre o AGRIHUB, que é uma rede de inovação em agricultura e pecuária com foco a identificar as necessidades dos produtores rurais e os conecta a startups.
Com o intuito de buscar soluções e inovações para as demandas da cadeia produtiva dos feijões e do setor de irrigação, o diretor executivo da APROFIR-MT, Afrânio Migliari, esteve presente articulando parcerias com o AGRIHUB. “Nós já víamos acompanhando os trabalhos da AGRIHUB, como também em relação às startups e o AGRIHUB hoje atualizado da forma que foi feita pela gestão do Otávio Celidônio e sua equipe demonstra claramente que está evoluindo em um processo muito bom, com o apoio do professor Aziz Galvão. Nós já estávamos discutindo com o professor para criar procedimentos para a área dos feijões e da irrigação, e então olhando para o trabalho apresentado pela equipe da Eloisa, nos mostra a necessidade mais que rapidamente voltada para estes dois casos citados, no conhecimento de todos os procedimentos e processo, como por exemplo, a dificuldade que temos da utilização dos agroquímicos na dessecação do feijão que temos que tirar destes processos”, explicou.
Uma das apresentações foi sobre a Rede de Fazendas Alfa, com a líder do Projeto, Eloiza Zuconelli, que explanou sobre o projeto e o mapeamento das nove grandes cadeias produtivas no estado de Mato Grosso. “O objetivo de mostrar esta metodologia que já é usada na indústria, é trazer esta ferramenta para o campo. Este trabalho que foi construído por este tempo, ele é uma ferramenta para melhorar a comunicação, mas ele não serve só para isso, pois é uma ferramenta genuinamente de gestão, mas que veio para melhorar esta comunicação e cumprir o objetivo do AGRIHUB que é conectar os problemas do produtor com as soluções oferecidas no mercado, para que possamos identificar de maneira mais clara esse e a empresa entender aonde a solução dela realmente atua”, disse.
Segundo a Rede de Fazendas Alfa, o trabalho de mapeamento é um projeto dinâmico e que sempre é atualizado, que gerou uma produção digital chamada AGRIHUB MAP, que contempla todas as cadeias mapeadas e está disponível na plataforma.
O Líder de Relacionamento de Inteligência de Mercado do AGRIHUB, Wilton Maciel, falou sobre as inúmeras plataformas e como elas se integram, com destaque de como o produtor pode utilizá-las para gerar valor para sua operação. “Nós mostramos um canal que temos no WhatsApp que é o (65) 4003-6733, onde por meio deste canal as podem entender sobre o que o AGRIHUB, sobre tecnologias e inovação, e buscar soluções tecnológicas quando ele tem uma demanda, isso tanto para o produtor rural que temos canais de atendimento exclusivo, e para os profissionais que atuam no agro e tem dúvidas como a tecnologia pode ajudá-lo, e por fim para as startups e empresas do agro que queiram se conectar conosco”, finalizou.