Aprofir

A Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir), participará nesta quarta-feira (17) da 1ª Conferência Territorial da Baixada Cuiabana, organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com a Superintendência Regional de Mato Grosso. O encontro será realizado com a presença de prefeitos, secretários de agricultura, associações e cooperativas de 13 municípios da região.

Na conferência, a Aprofir terá um momento de fala para abordar um dos principais problemas enfrentados pela agricultura familiar na Baixada Cuiabana: a falta de água para produção. A entidade apresentará propostas técnicas para irrigação como alternativa para ampliar a produtividade dos pequenos produtores. “A agricultura familiar só terá desenvolvimento real se resolvermos o problema crônico da irrigação. A Aprofir tem soluções que podem transformar essa realidade e vamos levá-las à conferência”, disse o presidente da associação, Hugo Garcia.

De acordo com os organizadores, o evento marca a retomada de um debate interrompido após a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário anteriormente. A pauta prevê discussões sobre políticas públicas voltadas à agricultura familiar, comunidades quilombolas e povos indígenas.

Os municípios convocados para a conferência são: Acorizal, Barão de Melgaço, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.

Ao final do encontro, será elaborada uma carta de serviços que servirá de base para encaminhamento de políticas públicas no setor.

Assessoria Aprofir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − seis =