O objetivo é qualificar a equipe técnica promovendo o domínio sobre dimensionamento, manejo e operação de sistemas de irrigação.
Com o objetivo de fortalecer as ações técnicas e de extensão rural desenvolvidas em Mato Grosso, a Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR) realizará, entre os dias 27 e 31 de outubro de 2025, uma capacitação técnica voltada à irrigação agrícola. O treinamento ocorrerá na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA-UFG), em Goiânia (GO).
A formação contará com dois cursos presenciais sendo “Irrigação por aspersão convencional” e “Irrigação localizada (gotejamento e microaspersão)”.
Os conteúdos são voltados à aplicação prática dessas tecnologias em sistemas produtivos da agricultura, com ênfase no cultivo de hortaliças, frutíferas e pastagens. O objetivo é qualificar sete integrantes da equipe técnica da APROFIR, promovendo o domínio sobre dimensionamento, manejo e operação de sistemas de irrigação.
A equipe participante será composta por Josiane Dourado, William Ribeiro, Pedro Francisco, Paulo Mascaro, Lucas Carvalho, Eduardo Balbinot e Adaan Sudário. Durante cinco dias de imersão, os profissionais terão aulas teóricas e práticas das 8h às 17h, com foco na atualização de conhecimentos e no aprimoramento das práticas de campo.
Segundo o diretor executivo da APROFIR, Afrânio Migliari, a capacitação representa um investimento direto na qualificação técnica do time que atua junto aos produtores rurais em diferentes regiões de Mato Grosso.
“Nosso propósito é garantir que a equipe esteja preparada para oferecer soluções eficientes e sustentáveis aos produtores, fortalecendo o uso racional da água e a produtividade agrícola”.
Com o avanço de tecnologias de irrigação e o aumento das áreas irrigadas no estado, o domínio dessas práticas se torna fundamental para impulsionar a competitividade e a sustentabilidade da agricultura mato-grossense.
