Aprofir

A Aprofir será representada pelo coordenador de projetos, Gabriel Mancilla, no próximo dia 25 de novembro (Foto: Alex Pereira)

A Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir) participará, no dia 25 de novembro, em Brasília, do encontro Troca de Saberes, promovido pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e dedicado ao projeto Irrigar para Desenvolver. O evento reunirá agricultores já atendidos pela iniciativa, futuros beneficiários e parceiros institucionais envolvidos na ampliação da agricultura irrigada no país.

A Aprofir será representada pelo coordenador de projetos, Gabriel Mancilla, que vai falar da relevância da iniciativa para o avanço da produção irrigada e para o fortalecimento de novas áreas que receberão ações integradas da Codevasf, no estado de Mato Grosso.

“Participar deste encontro vai ser fundamental para ampliarmos o diálogo técnico e garantirmos que a expansão da irrigação aconteça com segurança hídrica, viabilidade ambiental e desenvolvimento regional. O projeto Irrigar para Desenvolver mostra que é possível crescer com planejamento, uso racional da água e apoio às comunidades rurais”, afirmou Mancilla.

Conforme o projeto, a irrigação só cumpre seu papel quando executada de forma alinhada à legislação ambiental e ao uso equilibrado dos recursos hídricos, garantindo sustentabilidade para as futuras gerações. A água é um bem público e que seu uso deve ser regulado por instrumentos como a outorga, conforme estabelece a Lei 9.433/1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos mas, além disso, monitorar este precioso recurso e assim, fazer gestão do seu uso.

Além disso, conforme o documento, as iniciativas de irrigação precisam ser acompanhadas de assistência técnica permanente, capacitação dos produtores, apoio na comercialização e fortalecimento de organizações coletivas, fatores essenciais para o desenvolvimento sustentável e para melhorar o desempenho produtivo das comunidades rurais.

A Codevasf pretende utilizar o evento para aproximar lideranças locais, técnicos, gestores e agricultores, criando um ambiente para troca de experiências e construção de conhecimento para áreas onde o projeto será implementado, como Campo Verde (MT), Serra do Ramalho (BA), Delmiro Gouveia (AL) e Nina Rodrigues (MA).

Conforme Mancilla a participação da Aprofir também permitirá valorizar a presença feminina na agricultura irrigada. “Fomos convidados a levar uma produtora que será beneficiada pelo projeto, e isso reforça nosso compromisso com a inclusão e com a formação de novas lideranças rurais”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 1 =