Aprofir

Foram quatro chances de pódio e quatro medalhas conquistadas, sendo dois ouros, uma prata e um bronze

Três atletas da Associação Judô e BJJ São Carlo Acutis, de Cuiabá, patrocinados pela Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir), voltaram do Campeonato Brasileiro da Liga de Judô, em Vitória, no Espírito Santo, com 100% de aproveitamento: foram quatro chances de pódio e quatro medalhas conquistadas, sendo dois ouros, uma prata e um bronze. As lutas foram realizadas no sábado e reuniram os medalhistas do Brasileiro Regional do país.

Samuel Silveira Araújo, de 41 anos, foi campeão brasileiro em duas categorias e voltou de Vitória com dois ouros no peito. Ele venceu tanto na divisão Master, para atletas acima de 30 anos, quanto na Aspirante, que reúne judocas entre 21 e 30 anos e também atletas do Master até a faixa laranja, criada justamente para incentivar quem começou ou retornou ao esporte na idade adulta.

Entre os jovens, o desempenho também foi de destaque. Emanuell Antônio Marinho de Jesus Santos, de 14 anos, que lutou na categoria Sub15 Super Ligeiro, sagrou-se vice-campeão brasileiro, garantindo a medalha de prata. Já João Pedro Rezende Queiroz de Oliveira, também de 14 anos e representante da categoria Sub15 Leve, conquistou o terceiro lugar, trazendo para Mato Grosso a medalha de bronze.

O resultado coroou a parceria firmada entre a Aprofir e a associação de judô. A entidade do agronegócio financiou hospedagem, alimentação, transporte interno e as inscrições dos atletas, além dos “patchs” que foram costurados nos quimonos com a identificação do Estado de Mato Grosso. As passagens aéreas foram viabilizadas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), por meio do secretário David Moura.

O presidente da Aprofir, Hugo Garcia, falou do orgulho da entidade com o desempenho dos atletas. “Quando decidimos apoiar esses judocas, sabíamos que estávamos investindo em talento e dedicação, mas ver esse resultado, com quatro medalhas e dois títulos brasileiros, supera qualquer expectativa. É a prova de que o produtor rural também ajuda a construir histórias de vitória fora da lavoura”, afirmou.

O professor e presidente da Associação Judô e BJJ São Carlo Acutis, Marcelo de Castro Carvalho, lembrou que a ajuda financeira foi determinante para que o grupo conseguisse representar Mato Grosso no Campeonato Brasileiro. Antes mesmo do embarque, ele já havia ressaltado a importância do apoio recebido. Agora, com as medalhas garantidas, o sentimento é de missão cumprida.

Os três atletas chegaram ao Brasileiro carregando um currículo consistente, com conquistas em etapas do Meeting da Liga de Judô MT, Open do BOPE, campeonatos escolares, eventos regionais e Copa Dom Bosco. Emanuell, João Pedro e Samuel já haviam assegurado vaga para a etapa nacional ao se sagrarem campeões em suas categorias no Brasileiro Regional de 2025, disputado em Paracatu, Minas Gerais.

A Associação Judô e BJJ São Carlo Acutis funciona com trabalho totalmente voluntário dos instrutores e atende cerca de 80 alunos, entre crianças, adolescentes e adultos. O espaço é cedido pela Paróquia São João Bosco, em Cuiabá, e, além das passagens desta viagem, a entidade não conta com apoio público fixo. “Nosso serviço é 100% voluntário. Por isso essa ajuda da Aprofir foi muito bem-vinda”, reforçou o professor Marcelo, comemorando o fato de que, desta vez, o esforço coletivo resultou em pódio para todos que subiram no tatame em nome de Mato Grosso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 2 =