Aprofir

A APROFIR (Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigantes de Mato Grosso) participou, nesta semana, de uma reunião estratégica com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (SEAPA-GO), com o objetivo de aprofundar a troca de conhecimentos sobre o projeto “Irrigar para Desenvolver’ pela CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) voltado à agricultura familiar no Vale do Rio Araguaia.

O encontro contou com a presença da equipe técnica da APROFIR, do superintendente João Asmar e do coordenador Renan Krupok, ambos da SEAPA, que apresentaram a experiência bem-sucedida do modelo adotado em Goiás. A iniciativa busca fortalecer o desenvolvimento agrícola em regiões dentro da área de atuação da CODEVASF (figura abaixo), especialmente em territórios que compõem a bacia do Rio Araguaia, desde o Rio das Mortes, em Campo Verde, até a região de Confresa.

Figura01: Detalhe da área de atuação da CODEVASF no estado de Mato Grosso, assentamentos e municípios.

Projeto referência em Goiás inspira ações para Mato Grosso

A proposta, que já apresenta resultados concretos em municípios como Flores de Goiás, foi a primeira experiência estruturada pela SEAPA em parceria com a CODEVASF. Hoje, famílias atendidas pelo programa têm alcançado expressiva produtividade, incluindo um dos exemplos apresentados na reunião: a colheita de maracujá, fruto direto da adoção de tecnologias de irrigação.

Durante a reunião, os representantes goianos compartilharam detalhes sobre a implantação, desafios, modelos de gestão e perspectivas de expansão do projeto. A APROFIR solicitou, inclusive, acesso à apresentação institucional utilizada pela equipe, para aprofundar a análise e estudar possibilidades de adaptação para o cenário mato-grossense.

Mato Grosso avança para implementar modelo semelhante

A APROFIR já atua na articulação para trazer a iniciativa ao Mato Grosso. O projeto, porém, depende diretamente da confirmação e liberação dos kits de irrigação pela CODEVASF, visto que só podem ser implementados dentro da área oficial de atuação da companhia.

Na última sexta-feira (05), a pedido do presidente da Associação, Hugo Garcia, o diretor executivo da APROFIR, Afrânio Migliari, esteve em Brasília para dialogar com a diretoria da CODEVASF com o objetivo de liberar os itens de irrigação de pequeno porte para a agricultura familiar de Mato Grosso.

“A experiência de Goiás nos mostra que, com tecnologia adequada e acompanhamento técnico, é possível transformar realidades. Famílias que antes dependiam exclusivamente do clima hoje colhem com regularidade e ampliam sua renda. Queremos compreender esse modelo em profundidade porque ele traz lições valiosas para Mato Grosso, especialmente para regiões que ainda carecem de projetos estruturados de irrigação”, disse Garcia.

“Acreditamos na força da agricultura familiar irrigada e nos resultados que já estamos vendo no Estado de Goiás. Queremos garantir que Mato Grosso também tenha acesso a esse modelo que transforma realidades, aumenta a renda das famílias e contribui para o desenvolvimento sustentável do Vale do Araguaia. Saímos otimistas desta reunião e queremos iniciar todo esse trabalhar com responsabilidade, técnica e compromisso social, destacou Afrânio.

Parceria e conhecimento para fortalecer o Vale do Araguaia

A reunião reforça o compromisso da APROFIR em promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar irrigada. Para o diretor executivo e a equipe técnica da associação, a experiência de Goiás demonstra que a adoção de tecnologias adequadas pode transformar a realidade produtiva e econômica das comunidades rurais do Vale do Araguaia.

“A Associação seguirá articulando com a CODEVASF, SEAPA-GO e demais parceiros para que Mato Grosso avance na implantação do projeto, levando inovação, segurança hídrica e geração de renda às famílias rurais da região”, finalizou Migliari.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 12 =