Aprofir

Os técnicos da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR) estão em Brasília nesta semana dando sequência às articulações técnicas para viabilizar novos recursos que deverão ser disponibilizados pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), por meio do pesquisador José Amauri Buso, para atendimento ao Projeto FASE (Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente).

A agenda integra o conjunto de ações estratégicas que a entidade vem conduzindo dentro da linha de fortalecimento da cadeia produtiva de sementes, especialmente no contexto dos projetos voltados ao desenvolvimento do gergelim em Mato Grosso.

Participam das reuniões, os técnicos da Aprofir, William Rafael e Pedro Sousa, que estão realizando o levantamento das possibilidades de estrutura que poderão ser disponibilizadas para o avanço dos projetos, entre elas: Estufas para pesquisa e desenvolvimento; Campo experimental e Unidades de processamento de sementes.

De acordo com o coordenador técnico da APROFIR, Gabriel Mancila, o objetivo é consolidar uma base técnica e científica mais robusta para impulsionar a produção de sementes de qualidade, gerar inovação no campo e ampliar a competitividade dos produtores mato-grossenses.

“Esse trabalho técnico e institucional é fundamental para garantir que os projetos saiam do papel com estrutura, respaldo científico e impacto real no campo”, disse Mancila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =