Aprofir

O Projeto AGROfamiliar, iniciativa que une forças entre a Frente Parlamentar da Agropecuária em Mato Grosso (FPA-MT), APROFIR (Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigantes de Mato Grosso), IMAFIR (Instituto Mato-grossense do Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigação), Governo de Mato Grosso, Secretaria de Agricultura Familiar (SEAF), Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), Prefeituras Municipais, Secretarias Municipais de Agriculturas e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá, já está em andamento e marca um novo capítulo para a agricultura familiar da região.

A proposta será executada em duas etapas. A primeira, já em curso com os técnicos da APROFIR e IMAFIR, consiste no diagnóstico socioeconômico fundiário e ambiental das áreas contempladas, com a atuação de equipes em campo avaliando o potencial produtivo, as necessidades hídricas e energéticas, a organização dos produtores e as condições ambientais.

A segunda fase será a de implantação dos polos-piloto de produção irrigada de frutas, legumes e verduras (FLV), com o uso de energia solar como matriz, garantindo redução de custos, aumento da produtividade e regularidade na oferta de alimentos ao mercado, assegurando a sustentabilidade de toda produção, preconizando energia limpa e renovável.

Para que essa etapa de execução se concretize, será necessário um aporte robusto de recursos financeiros e institucionais, com o apoio decisivo do Governo do Estado, por meio da SEAF, além de parcerias com outras fontes de fomento.

Outro eixo do projeto é o programa de abastecimento de água, fundamental para viabilizar a agricultura irrigada. Estão previstas ações como a construção de açudes, barragens, poços semiartesianos e a implementação de sistemas de captação de águas pluviais, como o modelo barraginha.
O projeto atenderá dez municípios da região do Vale do Rio Cuiabá: Acorizal, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.

A APROFIR atuará como executora e coordenadora, oferecendo base técnica fornecendo informações sobre a disponibilidade hídrica se comprometendo com a segurança hídrica da produção além de auxiliar na identificação de pressões antrópicas que possam comprometer a sustentabilidade dos recursos hídricos. Para uma prestação de serviços ainda mais eficiente o levantamento fundiário e ambiental terá pontos fortes como ações transversais e apoiarão aos pequenos produtores a possuírem segurança jurídica de sua propriedade e do ponto de vista ambiental, buscar sua regularidade.

Com a meta de fortalecer 500 produtores familiares, o Projeto AGROfamiliar busca consolidar um modelo de agricultura irrigada que una sustentabilidade, inovação, segurança alimentar, geração de emprego e renda.


A expectativa é que, com o apoio necessário, a segunda fase seja iniciada ainda este ano, consolidando o projeto como um modelo replicável em outras regiões do estado.

Fonte: Assessoria Aprofir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =