Aprofir

3º Congresso Cerealista Brasileiro em Chapada dos Guimarães

A Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR) participará do 3º Congresso Cerealista Brasileiro, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro, no Resort Malai Manso em Chapada dos Guimarães.

O evento é realizado pela ACEBRA (Associação das Empresas Cerealistas do Brasil) e tem como objetivo promover ações técnicas, debates, palestras, mesas redondas e interações institucionais.

“O setor cerealista é de suma importância na cadeia produtiva, é nele que o produtor encontra segurança, agilidade e inteligência de mercado. Sem o cerealista, o campo não gira, e sem o campo, o Brasil não avança”, afirma Hugo Garcia, presidente da APROFIR.

Para este ano a ACEBRA promoverá um volume inédito de debates com grandes nomes e empresas do agronegócio. De acordo com o Luciano Markiewicz, diretor de negócios e projetos da Acebra, o evento será grandioso assim como o estado de Mato Grosso. “Nosso objetivo é ampliar a visão estratégica do setor, trazendo debates profundos e pautados na realidade do agro brasileiro. Este será um espaço para construir soluções, identificar oportunidades e fortalecer toda a cadeia cerealista”, destacou.

A associação contará com um estande todo estruturado para receber autoridades e grandes nomes do agro nacional. O agrônomo Luiz Cesar de Oliveira fará uma degustação de vinhos, produzidos pela vinícola Locanda do Vale, de Chapada dos Guimarães, com o objetivo de reforçar o trabalho da irrigação nas pequenas propriedades. “A participação da APROFIR na minha propriedade foi fundamental para minha produção, eles adotaram o sistema de irrigação por gotejamento e investiram em tecnologia para manejar melhor a água. Hoje, cerca de 80% da água usada na irrigação é captada de escorrimento da chuva, estocada para o período seco, o que reforça o compromisso com a sustentabilidade. Receber o convite para participar do Congresso, e mostrar o meu trabalho como produtor, só reforça o trabalho sério que a Associação vem desenvolvendo junto às propriedades”, ressaltou Luiz.

O estande também contará com a participação da Acemat (Associação das Empresas Cerealistas do Estado de Mato Grosso), para o Presidente da entidade, Henrique Pérola, essa parceria visa fortalecer a cadeia produtiva em Mato Grosso, por meio de estratégias que beneficiem tanto os produtores, quanto empresas cerealistas.

“A APROFIR e a Acemat podem gerar ganhos mútuos. Mato Grosso é um estado gigante em produção, mas também é gigante em desafios. Precisamos ampliar diálogo, aprimorar processos e investir em inovação. Eventos como este aproximam empresas, instituições e lideranças, criando um ambiente fértil para novas soluções”, disse Pérola.

Para o presidente da APROFIR, Hugo Garcia, a participação da entidade, apoiada pela Acemat e Imafir, no 3º Congresso Cerealista Brasileiro representa mais do que networking, é a materialização de uma visão estratégica para o futuro do agro mato-grossense, unindo grãos e irrigação com inovação e sustentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 5 =