O encontro definiu a construção de um plano de trabalho conjunto para o setor de irrigação no estado
A Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir) e a Energisa realizaram, nesta sexta-feira (30), uma nova reunião na sede da entidade, em Cuiabá, para dar continuidade às tratativas iniciadas em encontros anteriores voltados à construção de um plano de trabalho conjunto para o setor de irrigação no estado.
Participaram da reunião o coordenador de projetos da Aprofir, Gabriel Mancilla, as técnicas Giselle Belém e Josiane Dourado, além do coordenador de Relações Públicas da concessionária, Jorge Sírio. Pelo lado da Aprofir, a agenda deu sequência ao diálogo institucional já estabelecido com foco em soluções técnicas e estratégicas para melhorar o fornecimento de energia elétrica destinado à irrigação, tanto em grandes quanto em pequenas propriedades rurais.
De acordo com Gabriel Mancilla, o encontro teve como objetivo aprofundar o alinhamento técnico entre a concessionária e o setor produtivo. “Estamos avançando na construção de soluções conjuntas para melhorar as linhas de investimento, promover economia e garantir mais eficiência no uso da energia para irrigação. Esse diálogo direto com a Aprofir é fundamental para entender a realidade do campo e planejar ações mais assertivas”, afirmou.
Além disso, foi alinhada a proposta de institucionalizar um canal técnico permanente entre a Energisa e a Aprofir, com compartilhamento de dados operacionais e de planejamento, permitindo maior previsibilidade e segurança para os produtores rurais. A iniciativa busca enfrentar gargalos históricos do setor e preparar o sistema elétrico para demandas futuras.
Segundo Jorge Sírio, a parceria tem caráter estratégico e de longo prazo. “Estamos construindo, junto com a Aprofir, soluções técnicas que melhorem o fornecimento de energia para fins de irrigação, com planejamento e visão de futuro. A ideia é criar um canal técnico permanente, com troca de informações e dados, para que possamos atender melhor o produtor rural e contribuir com o desenvolvimento sustentável do agronegócio em Mato Grosso”.
